Blog

Por que ter um bafômetro descartável sempre com você?

03/02/2020 - Miriam Pimentel

Saiba porque não podemos aconselhar tempo padrão de descanso para voltar a dirigir após a última dose

No Brasil, passamos ainda por muita falta de informação em relação aos verdadeiros prejuízos de beber & dirigir, no que é considerado consumo moderado e na dose padrão de mg/L de álcool aconselhados ao consumo diário e semanal e principalmente NO TEMPO NECESSÁRIO DE DESCANSO APÓS A ÚLTIMA DOSE PARA VOLTAR A DIRIGIR.

Não é possível determinar um tempo padrão de descanso pois existem vários fatores envolvidos, tais como; tipo físico, metabolismo, tolerância, quantidade consumida e tipo de destilado ingerido entre outros, portanto a única maneira de saber se você está realmente apto a dirigir no dia seguinte ou horas após o consumo é fazendo o autoteste.

O bafômetro descartável em forma de balão é um dispositivo de segurança pessoal criado para medir a quantidade de álcool presente no ar alveolar dos pulmões, obtendo uma mostra representativa da concentração de álcool no sangue. Nota-se que o balão contém o ar do seu pulmão, a maneira mais eficiente de detectar com precisão o álcool contido no sangue naquele momento.


Ele serve para ser usado de forma voluntária para controlar a sua alcoolemia. É uma eficiente maneira preventiva que tem como intuito CRIAR A SUA PRÓPRIA PERCEPÇÃO DE RISCOS antes de dirigir, proporcionando a certeza de uma direção segura e de que você não está excedendo os limites permitidos por lei, lembrando que, no Brasil a tolerância é zero e o pouco não é tolerável.

“É importante colocar toda a informação à disposição da população para que, com esse conhecimento, possa criar o hábito de desenvolver estratégias que evitem comprometer sua saúde, patrimônio, integridade física, e até mesmo a própria vida, a de familiares e terceiros, quando se toma a decisão de dirigir um veículo após beber. É fundamental trabalhar em conjunto com a sociedade para mudar a impressão errada que se tem do bafômetro, e entender que este é um programa que SALVA VIDAS. Dessa forma, os programas e as informações não serão entendidos como medidas restritivas.
É de grande relevância destacar que não existe uma quantidade de álcool no sangue que garanta manter-se o controle necessário para dirigir com precisão e segurança. É fortemente recomendado a quem decida dirigir que não consuma álcool e tome decisões alternativas para não se colocar em risco, nem os outros”

HERNÁNDEZ, Esteban Noja; DURÁN, Jéssica Paredes; UREÑA, Diego Velasco. Dose Padrão: Uma ferramenta para o combate ao consumo nocivo de álcool. 1 ed. 2015, México, Edição brasileira, janeiro de 2020


O bafômetro individual permite que o motorista saiba se está SEGURO para dirigir horas após o consumo, neste caso se o tubo do reagente permanecer branco, você está apto a dirigir. Ao contrário, se o tubo do reagente aparecer cor de rosa ou vermelho, significa que a taxa de álcool (mg/l) é superior ao autorizado por lei e você não pode conduzir.

Não corra riscos e tenha sempre o seu bafômetro individual com você!